CONHEÇA O PROJETO DE RECUPERAÇÃO DA
FAZENDA DO BARÃO DE SÃO GONÇALO



 
 
 
 
 
Funcionários da Universidade Federal Fluminense - UFF visitaram as instalações da Fazenda do Engenho Novo, em Monjolos, para iniciar estudos detalhados para recuperar a sede da fazenda, hoje muito danificada. A fazenda do Engenho Novo, com 900 mil metros quadrados, foi tombada, no últimno dia 06 de julho, pelo instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural - Inepac, e hoje pertence ao Estado. O pedido foi feito em março de 1997.
Os estudos para a recuperação da fazenda do Engenho Novo devem durar cerca de 5 meses. Serão preservadas as mesmas formas de sua fundação, em 1718, pelo barão de São Gonçalo. O superintendente de agricultura e abastecimento de São Gonçalo, Levi Pereira Azevedo, informou que o Instituto de Terra e cartografia do Estado do Rio liberou uma verba de R$150 mil para obras emergenciais de escoramento de telhado e outras pequenas restaurações, a fim de evitar mais destruições provocadas pelas chuvas de verão.
O superintendente de agricultura conhece bem a história da fazenda do Engenho Novo. Ex-agricultor, Levi estuda há anos a situação da fazenda e coleciona documentos da época do barão de São Gonçalo. Levi conta, com muita emoção o tempo que a fazenda era produtora de café, cana-de-açúcar e exportava laranja e abacate para os Estados Unidos da América. O subsecretário lembra também que a primeira indústria têxtil da cidade foi criada lá. "A fazenda do Engenho Novo foi de grande valor para a economia política do estado. Ela deu uma grande força para o avanço da cidade. Com seu tombamento vamos recuperar a história do município que muitos não conhecem.
É muito ruim um município sem história", disse o subsecretário. No projeto de recuperação da fazenda do Engenho Novo estão previstas também a criação de bibliotecas, salas de memórias, parque ecológico, teatro de arena, loja para venda de produtos produzidos pelos posseiros, quadras de esportes e a instalação de viveiros de mudas e curral para animais apreendidos nas ruas. A prefeitura está tentando um convênio com o governo do estado para que o local seja administrado pelo município.


Conhecendo São Gonçalo <http://www.cruiser.com.br/sg>
Atualizado em 01.08.99  /  Preparado por Rodrigo
Mande sua sugestão.