NADA FOI POR ACASO

Quando em 9 de março do ano 1.500 partiram de Lisboa, as 13 caravelas rumo à presumíveis Terras no Ocidente, não estavam os portugueses, certos de que hoje, 500 anos após, estariam olhando de suas Terras, na Europa, do outro lado do Atlântico, este moderno país, que eles descobririam.Terras que descobriram denominaram, Brasil e colonizaram. Hoje não somos o primeiro do planeta, mas entre uma centena de países, já estamos entre uns dos primeiros.

Durante meus tempos de estudante, meus professores de História, (Não diria que esses professores, eram, ou ainda são desinformados, prefiro chama-los de mal formados )desperdiçavam horas de aula, questionando se a descoberta do Brasil , foi ou não por acaso, se foi por causa das calmarias, ou não, se algum navegador já teria estado antes aqui , ou não, se a descoberta se deu a 3 de maio ou 22 de abril , se foram 13 ou 14 caravelas, que formavam a Esquadra, e outras tantas coisas de tão pouco interesse. Era tudo o que "ensinavam" à nós estudantes, sobre o descobrimento do Brasil.

Jamais enfatizaram a grandeza do nosso nascimento, e nem daqueles portugueses , heróicos, que no seu tempo de poder, colocaram aquelas 13 naus, com mais de 1.500 homens a bordo ,desafiando, corajosamente o oceano, desconhecido. Arrostando tempestades no mar e que num certo dia 22 de abril de 1.500, chegam as costas brasileiras. Viagem de mais de um mês, (quase 2 meses) só vendo o céu e o mar, O terror de faltar provimentos, água, se não chegassem à lugar nenhum, não sufocou a coragem daquela gente.

Depois veio aquela ressonante exclamação : "Terra à vista". O BRASIL nascia naquele momento. A energia da emoção daqueles 1.500 homens da Esquadra, portuguesa, tornaram a atual Bahia numa Terra mágica. Dá para se comprovar, facilmente, o grande magnetismo da Bahia.

Eles tinham chegado! Depois de milênios e muitos milênios de virgindade, nossa Terra conhecia, civilizados. Em nome da Coroa portuguesa, içaram suas bandeiras e tomaram posse do novo território. Fundaram vilas, iniciaram o comércio. Ali na Bahia, no ano de 1.500, foi posta nossa raiz. Começa o Brasil a ter um novo e grandioso destino. Isto sim é que merece ser enfatizado pelos professores. Hoje quase 500 anos depois, entre uma centena de países, o Brasil está situado entre um dos países de frente do Planeta. Tanto em desenvolvimento material como também em desenvolvimento espiritual.

Somos um povo pacífico, cheio de amor e inocente. Com enorme território, temos um idioma, rico e sonoro, falado em 7 países. Entre milhares de línguas e dialetos, do Planeta, a língua portuguesa é a quarta língua mais falada. Somos um país unificado, temos uma fé cristã, e tantos outros atributos, que justificam a crença de que, no momento, já estamos bem, e ainda virão melhores dias, no futuro. Nós brasileiros só precisamos de um pouco mais de auto-estima, uma forte crença no Brasil para desenvolvermos por inteiro.

É assim que os países que estão à nossa frente fizeram e praticam até hoje. Formaram, bem,os professores(as), para com metodo transmitirem à seus alunos , o valor que está na Terra onde se vive. Louvando o que bem merece e deixando o ruim de lado. Isso fortalece a auto-estima, e auto-estima é de responsabilidade dos pais , professores (as)(bem formados) e sobretudo dos jornalistas,( dado a abrangência da mídia, e a dependência das "massas", à suas informações.) para encaminhar, nossa gente.

Quando, nós brasileiros ,aprendermos à valorizar o que temos, e o que somos, é certo que estaremos muito mais a frente, mais felizes, e predispostos à amadurecer. Retornando ao assunto: foi esta a herança do português ao Brasil. Pois então, que fica reconhecido à Portugal o mérito desta sua descoberta extraordinária . Sou grato à você Portugal, por todo este legado. Além dos portugueses, e dos índios primeiros donos do Brasil, aos escravos africanos, como aos escravos brasileiros, em particular, e também à todos os italianos, espanhóis, japoneses russos, turcos, e tantos outros não citados, mas que depois de algum tempo, vieram para cá, e aqui deram sua contribuição ao nosso estilo de vida.

À esses todos que, antes, foram estrangeiros, hoje são brasileiros, como eu; eu sou grato.Tudo por que eu amo o estilo de vida do Brasil, seu clima, o entusiasmo, inocente do seu povo, sua música contagiante, o sorriso amigavel de sua gente, o requebrado das mulatas, e tudo começou com os "portugas". Esta liberdade de podermos expressar na Internet, nossas idéias, também merece meu agradecimento

Clique aqui para retornar à Página do Menu.