O BRASIL COM SEUS POLOS MAGNÉTICOS!

*************************

O "espírito brasileiro", é modelado dia a dia, claro. Mas, no passado, vários Estados brasileiros sobressaíram nos nossos momentos históricos, mais fortes. Por isso se tornaram polos de referência. Também polos magnéticos. Minas Gerais , São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco são os principais, que no passado construiram o perfil do Brasil, do presente. E pelo símbolo que se tornaram, continuam vigilantes, no cumprimento do dever, à que se propuseram.


MINAS GERAIS

Não está marcada apenas na Inconfidência Mineira. Minas , na verdade representa a resistência contra as imposições dos governos. Começou mesmo com a Inconfidência Mineira, mas em 1964 foi dali que o Exército partiu para o Rio de Janeiro mudando o governo que no momento desagradava a população, brasileira. A autêntica democracia. Hoje, ainda cotinua atuante ...


SÃO PAULO

O Brasil só teria a metade do território que tem, hoje, se São Paulo não tivesse constituido as Entradas e as Bandeiras. Elas ultrapassaram as fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas, e anexaram, outro tanto do território que tinhamos, até então. São Paulo é o símbolo de expansão . É conhecido como "A locomotiva do Brasil". Nada mais justo ! É o exemplo de força de vontade dos brasileiros, à procura de prosperidade. Sua população é mais politizada , inteligente, rica, culta, na verdade, a mais bem "aperfeiçoada", do Brasil. Procuram, com tenacidade melhorias sociais à que temos direito, empurrada pelos sentimentos de Independência, com que D.Pedro imantou este lugar. São Paulo, embora tenha mais imigrantes estrangeiros, na capital, o Estado é um dos mais brasileiros, da União .


BAHIA

Aqui foi plantado um país chamado Brasil. Pau firme, Pau Brasil, pau que pinta tudo, pau que tinge tudo. E os primeiros 1.500 portugueses, da esquadra de Cabral, imantaram a Bahia, com a magia do amor. Gente vindo, de todos os quadrantes, mistura com a gente da Terra e sente em casa. Assim a magia da Bahia começa a despertar o interesse de outras as nações . Calculam : - Se é agradavel para os turistas brasileiros, deverá ser para os turistas estrangeiros. Em Porto Seguro, o Brasil ganhou identidade. Aí o Brasil foi plantado. Foi aí onde tudo começou, em 1.500. São Salvador, primeira capital do Brasil, sabe tudo ! O seu símbolo ? - A Raiz, a identidade, a origem.


RIO DE JANEIRO

A segunda capital do Brasil o Rio, é como se Deus primeiro fizesse uma maquete, do Rio de Janeiro, com toda a perfeição e depois materializasse . Ali tudo é belo. Seus morros , praias, florestas,. Depois botou lindas garotas, céu claro, alegria no seu povo, e o carioca completou com samba, suor e cerveja. Depois veio a Ponte Rio-Niterói e enfeitou mais. Fica registrado uma soberbia do carioca : eles costumam dizer que em Niterói, o que tem de mais bonito é a vista do Rio. Chegam a atravessar a Baía de Guanabara, para apreciar a sua cidade. Seria mais gentil se os cariocas reconhecessem a beleza de Niterói. Praias, muitas praias, cordialidade, e simpatia do niteróiense. Niterói é conhecida como a cidade sorriso .É preciso dizer mais? - O símbolo do Rio ? - "Bon vivant". Os turistas vem aos montes, desfrutar de sua vida. E só tem a ganhar...


PERNAMBUCO

Pernambuco também está entre os primeiros. Foi a primeira Capitania. Em 10 de março de 1.534 , o Rei de Portugal, D. João III , assina a carta de doação da primeira capitania, à Duarte Coelho Pereira, a de Pernambuco, ou Nova Lusitânia. Pernambuco é o símbolo da resistência aos invasores estrangeiros. Das lutas ferrenhas contra as invasões flamengas, eles se tornaram o baluarte de nossas lutas contra o abuso da força. O nosso" Leão do Norte " está sempre alerta.


RIO GRANDE DO SUL

Começou na era Vargas muito influente, hoje está um vulcão adormecido. Sua força é inquestionável, mas não se pode calcular se voltará a participar, efetivamente, da política no Brasil, ou se contentará com o ensaio do passado. Ou o que, seria o pior, sem espaço , no Brasil ,inconformado em ser um dos últimos entre os primeiros, acabaria por preferir a ser o primeiro entre os últimos, retornando com aquela ridícula pretensão separatista.


SANTA CATARINA

Não tem passado histórico de influência Nacional. É um Estado calmo, equilibrado, que ensina pelo exemplo, um caminho ordeiro e determinado, para um entendimento social, justo, com progresso. Constroem, sem muita pressa, sem correrias, mas com solidez. Aí está o seu magnetismo. Florianópolis, sua Capital, homenageia Floriano Peixoto - O Marechal de Ferro. Tem Joinville. Tem Blumenau. Tem, sobre tudo, base sólida no cristianismo, católico.


Por J.C.de S.Jr.