Jornalda Gíria Ano XX- Nº 125 Maio e Junho de 2019
 


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Cliquenos ícones abaixoe veja ou ouça o que a equipe do Jornal da Gíria pesquisou sobre alínguaportuguesa e que é do seu interesse conhecer.

Ouçaaqui giria portuguesa e divirta-se ! (necessario PowerPoint )

 Veja o que mandouAntónio Pinho, de Lisboa: Aorigem da línguaportuguesa:

https://www.youtube.com/watch?v=EtBief6RK_I

Veja o que me mandouRubem Amaral Junior  :

http://youtu.be/sTVgNi8FFFM

vejaa despedida do trema  ! (necessario PowerPoint)

giria de angola :https://www.youtube.com/watch?v=YZdSGL54f-Y

Brasileirismos !(necessario PowerPoint)

Ouça  olink do programaSem Papas na Língua, com Ricardo Boechate Dionisio de Souza naBand News Fluminense, em 19,07.2018sobre o lançamento da 9ª. Edição do Dicionário de Gíria.

https://fatosfotoseregistros.wordpress.com/2018/07/19/spl20180719/

AUTÓGRAFO DA 9ª. EDIÇÃO DO DICIONáRIO DE GÍRIA NO SEBINHO EM BRASILIA.

José Sampaio de Lacera Jr., o autor, Francisco Machado da Silva, Andrea Carusa e Antonio Assunção



 

 

 

 

 

 

Francisco Cavalcante de Vasconcelos , o autor e Agapito Cavalcante de Vasconcelos, presidente da AQQBDF.

 

Para o conhecimento do populacho, da plebe ignara, da turba, do andar de cima e do andar de baixo, do povão, do povaréu, dos alfabetizados, dos manés, da gentalha, dos analfabetos de pai e mãe, conselho tutelar e baile funk, dos analfabetos funcionais e dos analfabetos do ead, do controle remoto, dos brasileiros de todas as idades, cores, classes, etnias, renda, tribos, etc e tal, as Gírias do Poder.

A lista pode ser ampliada. Mande a gíria que você conhece e que não está na lista. Vamos publicar uma lista suplementar dos leitores.

 

Girias do poder até 1964

 

barnabé (funcionario público) Maria Candelária (funcionária pública) negócio da China (contrabando, vantagem); Panamá (contrabando) qi (quem indicou)

 

GÍRIAS do Movimento Militar de 1964-1985

 
as bruxas estão soltas (algo pode acontecer. Diz-se também quando uma série de acidentes aéreos acontecem); almiranta (mulher do almirante comandante), almirante seco (oficial que chegou o almirantado sem nunca ter estado no mar; amigos do rei (amigos do Presidente da República); anjos negros (membros da policia política); anos cinzentos (tempo da ditadura); anos de chumbo (tempo da ditadura); anos negros (tempo da ditadura); aparelho (local onde se escondiam os guerrilheiros)

araponga (agente secreto do antigo  SNI, atualmente ABIN); assim com os homens (pessoas que privam da intimidade do poder); brucutu (viatura policial para dispersar manifestantes); bruxo (general Golbery); caça às bruxas (repressão, caça aos comunistas); comuna (comunista) dar carteirada (mostrar força e coerção) diplomacia de punhos de renda (ação do Itamaraty) filhote da ditadura (servidor que trabalhou no período da ditadura) porões da ditadura (prisões e tortura) pau de arara (tortura)

 
GÍRIAS da Cidade

 
as bunda (Brasília Shoping); as cuias de Niemeyer (as cubas do Congresso); bolo de noiva (o anexo do Itamaraty); casa grande (Palácio do Planalto) dou (Diário Oficial da União);  exis (exército); forte apache (Quartel General do Exército em Brasília ilha da fantasia (Brasília); lata de talco (sede da Caixa Econômica Federal, no SBS); máscara negra (sede da Polícia Federal, no SAS) ; neguinho de suspensório (sede do banco do Brasil, no SBS);  pano preto (o antigo SNI, hoje ABIN); pano verde (exército); pregador de roupa (casa de Pombos, na Praça dos Três Poderes); sapato da carnem miranda (Panteão Nacional, na Praça dos 3 Poderes);  senzala (Anexo I do Palácio do Planalto); sitio do pica pau amarelo, Anexo IV da Câmara dos Deputados.

 
GÍRIAS do poder 1985-2003

 
acabar em pizza
(dar em nada);  alagoar (roubar); anão (parlamentar corrupto); andar de baixo (quinto escalão, servidores humildes); asmene (assessor de merda nenhuma); aspite (assessor de palpites); aspone (assessor de porra nenhuma; asponin (assessor de porra nenhuma interino); asponível (assessor de porra nenhuma disponível); auxílio paletó (verba para político se vestir bem); baixo clero  (pessoas do escalão de baixo ou intermediário); bancada da bala (defensor de armamento e porte de arma)  bancada da bola (deputados ligados ao futebol); bancada do boi )(defensor da pecuária); caçarolaço (protesto com caçarolas caras pintadas (jovens contra Collor) centrão (aglutinação de políticos de direita ; ciranda financeira (aplicações com cartas marcadas) ; corrente da felicidade (ação de grupo de corruptos no governo); encher a bufunfa (muito dinheiro, corrupção); fichinha (funcionário sem expressão) fogo amigo (acusações feitas por correligionários); gafanhoto (político que come  a folha de pagamento, com servidores fantasmas); gato gordo (servidor ladrão) gato mestre (político ladrão); marajá (autoridade, alto funcionário, com altos salários); malufar (roubar) nhemnhemnhem (lenga lenga,) pacote de bondades (ações demagógicas do governo); pacote de maldades (ações do governo contra servidores e o povo).

 
GIRIAS DO PODER 2003-2019

 
A batata dele está assando
(em crise, vai ser demitido); a crise viajou ( quando o Presidente viaja);  abrir a caixa preta (descobrir, revelar desmandos, roubos)  abrir o bico (delatar, denunciar, revelar)  ajoelhar no milho (pagar os pecados) apitaço (protestar com apitos e buzinas) ; bancada da bala (deputados que defendem armamentos); bancada da bola  (deputados que defendem a bandalheira no futebol); bancada do boi  (deputados que defendem a pecuária) ; baixo clero  (políticos sem expressão, que não apresentam projetos nem fazem discursos) ; base política (grupo de apoio que vive de emendas e cargos); bater caçarola (protestar com apitos e caçarolas); bater panela (protestar); bolsa ditadura (aposentadoria de guerrilheiro e militante da luta armada); bolsa paletó (verba para uniforme) ; candanga  (brasiliense)  carta branca  (autorização para fazer tudo) carta marcada  ( decisão tomada ); carteirada ( impor se como autoridade); centrão (corruptos de partidos de centro); caixa dois ( dinheiro para corrupção) caixa preta (corrupção, desmandos) coxinha (politico ou pessoa de direita) ; delação premiada ( entregar a orcrim, em troca de benefícios); Dilmítico (confuso,  ininteligível.); esquerdopata – (esquerdista doente) ; fake news (boatos, intrigas, falsidades) ;ficha limpa  (sem processo e condenação) ficha suja (com processo e condenação) fogo amigo (acusações reciprocas entre amigos); fritar (fazer denuncias para forçar demissão de alguém); galega ( mulher do Lula); homem da mala (corrupto, apanhador de dinheiro jabuti  (enxerto de emenda em projeto de lei); japonês da federal (o agente japonês da PF) juizeco (depreciativo de juiz que combate corrupção); laranja (uso de pessoas para corrupção); laranjal ( muitas pessoas usadas por terceiros em corrupção) ; lavagem de dinheiro – corrupção; lavajato ( combate a corrupção); lavatoga  ( corrução na justiça); lista negra (em falta, índex, ameaça ); lular (roubar) ,mito ( Bolsonaro); mortandela  (sanduiche para manifestantes) ; mensalão (corrupção); moeda de troca (pagamento de corrupção) na corda bamba (ameaçado ), em perigo (correndo risco); na fila de espera (aguardando); na marca do pênalti (. marcado, pronto para ser punido) na linha de fogo ( ao alcance, próximo); na linha de tiro (ao alcance, próximo); olho do furacão (centro dos acontecimentos) ; passar o rolo compressor esmagar, passar por cima);  Posto Ipiranga – (Paulo Guedes); rachadinha (deputado contrata funcionário e fica com parte do dinheiro) raposa felpuda – político da elite; revogaço (revogação de decretos vencidos );qi (quem indicou_  Rodar o pires –( politico caçando verba); rolo compressor – grupo de apoio  rombo ( roubo grande) sapo barbudo – Lula; secretosa e sigilenta (segredo); só o  ouro – o melhor; tchucatchuca (tratamento carinhoso); _tigrão . forte, violento, explosivo ; toma lá da cá – corrupção. tornozeleira eletrônica–( identificação de corrupto);  triplec – tríplex do lula; vassourada (limpeza, demissão em massa) verbas e cargos ( moeda de troca para os políticos corruptos da base aliada).

NOTA DO GERENTE DO SITE; VOCE PODERÁ AMPLIAR A LISTA DAS GIRIAS DO PODER. ENVIE SUA COLABORAÇÃO .DEPOSITE A SUA GIRIA OU ENVIE PARA serraegurgel@gmail.com

Bolsonaro proíbe "lacrou" e outras palavras do dicionário LGBT em publicidade de estatais

A determinação acontece após presidente dizer que Brasil não pode ser "o paraíso do mundo gay"

O presidente Jair Bolsonaro determinou, em reunião com o Banco do Brasil e agências de publicidade, que palavras como "lacrou" e outras consideradas do dicionário LGBT estão proibidas de serem veiculadas em qualquer tipo de publicidade ou divulgação de estatais.

De acordo com informações divulgadas pelo portal da Veja, a determinação vale para todas as empresas públicas.

O anúncio acontece após o presidente afirmar, em café com jornalistas nessa quinta-feira, que o Brasil não pode ser "paraíso do mundo gay".

“Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade. Agora, não pode ficar conhecido como paraíso do mundo gay aqui dentro”, afirmou Bolsonaro.

Apenas 1,6% dos alunos do Ensino Médio têm aprendizagem adequada em Português

O Ministério da Educação divulgou, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada à pasta.

O estudo demonstrou um ensino médio praticamente estagnado desde 2009, o que tem agregado muito pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros. O ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou que mesmo com algumas evoluções nas etapas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, o nível de aprendizagem médio do país ainda se situa no limite inferior do nível básico, conforme intepretação do MEC. “O ensino médio está no fundo do poço. É inaceitável que mais de 70% dos estudantes do ensino médio estejam no nível insuficiente tanto em língua portuguesa quanto em matemática, após 12 anos de escolaridade”, destacou.

A edição deste ano avaliou com testes de língua portuguesa e matemática mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, em mais de 70 mil escolas.

Para Rossieli Soares, o Brasil precisa avançar na agenda do ensino médio por que não dá para aceitar que dois terços dos jovens brasileiros não tenham a aprendizagem necessária. “Tivemos resultados positivos que indicaram alguma melhora, especialmente no ensino fundamental, nos anos iniciais, onde todas as unidades da federação apresentaram uma evolução no desempenho, tanto em português quanto em matemática, e este é um bom dado. Mas no ensino médio os níveis são insuficientes, ou seja, não está havendo a aprendizagem que deveria estar garantida a cada um dos jovens brasileiros. É uma responsabilidade dos governos avançar nessa agenda, melhorar e dar mais condições à educação básica de forma geral para impactar no ensino médio”, afirmou Rossieli

O desempenho do Saeb 2017 mostrou que é baixíssimo o percentual de alunos brasileiros às vésperas de concorrer a uma vaga no ensino superior com conhecimento adequado em língua portuguesa. Apenas 1,62% dos estudantes da última série do ensino médio que fizeram os testes desse componente curricular no Saeb 2017 alcançaram níveis de aprendizagem classificados como adequados pelo MEC. O índice equivale a cerca de 20 mil estudantes do total de 1,4 milhão que fez a prova nessa etapa.

Na disciplina de matemática, a situação não é muito diferente: somente 4,52% dos estudantes do ensino médio avaliados pelo Saeb 2017, ou cerca de 60 mil, superaram o nível 7 da Escala de Proficiência da maior avaliação já realizada na educação básica brasileira. Com os resultados, o MEC atestou que se não houver uma mudança no panorama de educação no ensino médio brasileiro, em breve os anos finais do ensino fundamental vão superar a última etapa da educação básica em relação aos ganhos de aprendizagem. De forma geral, a baixa qualidade nessa etapa prejudica a formação dos estudantes e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do país.

Presidente do Inep e autora da Matriz de Referência do Saeb na década de 1990, Maria Inês Fini defendeu a busca por soluções inovadoras para o avanço da educação brasileira, a exemplo do novo ensino médio, e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Lamentavelmente, os resultados não registram ganhos de aprendizagens das nossas crianças e jovens. O Saeb 2017 evidenciou, mais uma vez, a urgência da implantação e do apoio a programas iniciados, como o Novo Ensino Médio, a BNCC, o Mais Alfabetização e o Ensino em Tempo Integral, para citar alguns. Estas evidências servem de apoio para que os gestores das redes ensino possam planejar suas ações para o próximo ano”, ressaltou.

A edição de 2017 do Saeb foi a primeira a avaliar os concluintes do ensino médio da rede pública de forma censitária. Também foi inédita a participação voluntária das escolas privadas com oferta da 3ª série deste nível de ensino por meio de adesão. Além disso, foram aplicados questionários direcionados a diretores, professores e estudantes. Do total de escolar participantes, 80% cumpriram os critérios estabelecidos e terão seus resultados divulgados.

Ensino fundamental – No 5º ano do ensino fundamental, o Saeb 2017 revelou avanços no desempenho de língua portuguesa e matemática. Nas duas áreas do conhecimento, os estudantes brasileiros apresentam nível 4 de proficiência média, o primeiro nível do conjunto de padrões considerados básicos pela Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação. No 9º ano do ensino fundamental também houve avanços, porém menores. Ao final dessa etapa de ensino, os alunos apresentaram nível 3 de proficiência média em ambas as áreas de conhecimento avaliadas, considerado insuficiente pelo MEC. A Escala de Proficiência de Língua Portuguesa é dividida entre os níveis 0 e 9, enquanto a de Matemática entre os níveis 0 e 10.

Os resultados do Saeb 2017 também revelaram amplas desigualdades educacionais no Brasil. Nove estados registraram as maiores proficiências médias em ambos os componentes avaliados em todas as etapas avaliadas: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Outros se destacaram por proporcionarem mais ganhos de aprendizagem aos seus estudantes, em ambos os componentes avaliados e em todas as etapas avaliadas, quando se compara as edições de 2017 e 2015, casos do Acre, Alagoas, Ceará, Goiás, Piauí e Tocantins. Goiás é único estado a compor ambos os grupos.

Além do ministro da educação e da presidente do Inep, participaram da apresentação dos dados os secretários de Educação Básica do MEC, Kátia Smole, e executivo, Henrique Sartori. Pelo Inep, estiveram presentes a diretora de Avaliação e Educação Básica do Inep, Luana Bergmann, e o diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno. Além deles, compareceram Haroldo Rocha, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e Maurício Fernandes, secretário de Coordenação Técnica da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Edição 2019 – O Inep anunciou, recentemente, uma reestruturação e ampliação do Saeb já para o próximo ano. O instituto deixará de usar, definitivamente, os nomes ANA, Aneb, Anresc e Prova Brasil e todas as avaliações do sistema passarão a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas de ensino. O Saeb 2017, desde sua aplicação, já deixou de lado o antigo nome que identificava a avaliação dos estudantes de anos finais do ensino fundamental e médio. Entre as novidades para o Saeb 2019, destaca-se a avaliação das dimensões da qualidade educacional que extrapolam a aferição de proficiências em testes cognitivos. As condições de acesso e oferta das instituições de educação infantil também passarão a ser observadas.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio testes e questionários, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados.

Esses graus estão descritos e organizados de modo crescente em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das Escalas de Proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 
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