Genealogia da Família Sens e Conexões Ilimitadas: 13-12-2021

Família [F419]

SENS

Pais

Matias Antônio SENS [P2685] & Regina PERARDT [P1202]

Casados em 1917

Matias Antônio SENS

Também conhecida(o) por: Mathias Antonio SENS
Nasceu em 9-março-1881, Theresópolis - São José - SC
Faleceu em 13-maio-1939, Rancho de Táboas - São José - SC
Junto com Hermínia Sens, Mathias Antonio Sens foi padrinho de batismo de Victório Sens, filho de Jacob Mathias Sens.

Regina PERARDT

Também conhecida(o) por: Regina SENS
Nasceu em 1880

Filhos

Maria Philomena SENS [P1205] & Huberto FREIBERGER [P2180] > Família [F716]

Maria Philomena SENS

Também conhecida(o) por: Maria Philomena FREIBERGER
Nasceu em 23-janeiro-1918, Rancho de Taboas - São José - SC
Faleceu em 29-junho-1994, Curitiba - PR

Huberto FREIBERGER

Nasceu em 23-dezembro-1913, São Pedro Alcântara - São José - SC

Maria Paulina SENS [P1203]

Também conhecida(o) por: Irmã Paulina SENS
Nasceu em 3-junho-1919, Rancho de Taboas - São José - SC
Faleceu em 22-junho-2002, Ituporanga - SC
Profissão: Freira
Religião: Católica


BIOGRAFIA DE IRMÃ PAULINA SENS

Na manhã do dia 22 de junho de 2002, dia dedicado a Nossa Senhora, faleceu no Hospital Bom Jesus - Ituporanga, Estado de Santa Catarina, IRMÃ PAULINA SENS.
O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus em cuja solenidade a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, a cada ano, celebra o Jubileu de Vida Religiosa de suas Irmãs. Ao renovar os votos, naquele dia 18 de junho de 1993, quando Irmã Paulina celebrou os 50 anos de vida religiosa, assim ela rezou: "Eu vos peço, bom Jesus, a vós que me destes a vocação, me alcanceis também a graça de vivê-la até o fim, quando convosco espero chegar ao Jubileu Sempiterno, para então louvar e amar o meu Senhor e Deus por toda a eternidade. Amém".
A liturgia deste sábado, Mt 6, 33, nos fala das preocupações exageradas, recomendando-nos: "Buscar o Reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será dado por acréscimo". Foi sem dúvida a missão de "buscar o reino de Deus e a sua justiça" que envolveu todo o ser de Irmã Paulina no decorrer de seus 59 anos de vida consagrada de Irmã Franciscana de São José.
Irmã Paulina Sens nasceu em Rancho de Taboas - Angelina - SC, aos 03 de junho de 1919. Filha de Mathias Sens e Regina Pirahrdt.
Ingressou no Aspirantado da Congregação em 11/12/39.
Postulado em 24/12/1939.
Noviciado de 1ºaos 06/01/1941.
Noviciado de 2º Ano aos 06/02/1942.
Primeira Profissão Religiosa em 06/01/1943
Votos Perpétuos em 02/02/1949.
Em 1968 - junho - 25 anos de Vida Religiosa.
Em 1983 - junho - 40 anos de Vida Religiosa.
Em 1993 - junho - 50 anos de Vida Religiosa
E em 2003 celebraria 60 anos de Vida Religiosa.
Irmã Paulina Sens durante o segundo ano de Noviciado trabalhou em serviços domésticos; durante cinco meses, no Hospital Santo Antônio em Blumenau, tendo ido para Ituporanga para tratamento de saúde, passou a residir na Fraternidade Bom Jesus.
Irmã Paulina fez o curso de enfermagem no Paraná e dedicou toda a sua vida a serviço da saúde e dos pobres.
Seu trabalho foi desenvolvido em Blumenau - SC, Ituporanga - SC, Witmarsum - SC, Presidente Getúlio - SC, sendo que a maior parte do tempo foi no Hospital Bom Jesus - Ituporanga - SC, onde trabalhou 58 anos, sendo que 32 anos foram dedicados ao serviço de obstetrícia.
Sobre sua vocação, Irmã Paulina nos conta em sua autobiografia, que desde o berço foi conduzida na fé que a levou a ingressar na vida religiosa das Irmãs Franciscanas de São José. Em sua juventude, após a morte de seu pai, ela passou uma semana no Convento das Irmãs em Angelina - SC, com suas tias religiosas e foi ali que sentiu-se chamada para viver a vocação franciscana pelo exemplo alegre, pela vida de oração e serviço das Irmãs.
Irmã Paulina tem em nossa Congregação quatro tias e uma Irmã, já falecidas. Tem outras Irmãs que são suas parentas.
Quando celebrou seu Jubileu de 50 anos, em 1993, juntamente com Irmã Crescência Schram, a Comunidade de Ituporanga, tendo a frente Frei Paulo Back, ofereceu-lhes uma bela homenagem e como reconhecimento pela sua dedicação, uma viagem à Itália para a Experiência Assis. Ambas permaneceram em Assis de outubro a dezembro de 1993 e esta experiência de fé trouxe-lhes grande alegria.
Em todos os momentos de sua vida buscou ser aquela serva fiel a Deus onde quer que fosse chamada.
Irmã Paulina é muito estimada pelas Irmãs e Formandas da Congregação, pelo seu testemunho de Irmã alegre, disponível, acolhedora, fraterna, consoladora, em suma, uma boa Religiosa toda doada ao Senhor e ao próximo.
Por isso hoje, dia de seu passamento para o convívio eterno, com o Senhor, é dia de festa, de júbilo, pois, segundo a nossa fé e esperança, temos mais uma santa no céu.
Por tudo o que Irmã Paulina foi e viveu, pela sua vida de doação e partilha dos dons com os quais o Senhor a enriquecera, pelo testemunho vivo de misericórdia, a partir desta hora pedimos que Irmã Paulina interceda por nós junto do Pai, especialmente pela Comunidade de Ituporanga a qual ela amou e serviu com o seu coração de Irmã Franciscana de São José.

"Serva boa e fiel, entra no reino do Teu Senhor".

Texto encaminhado ao primo Márcio Antônio Sens por Irmã Alzira Hoepers, da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, em 25 de Janeiro de 2006.


Irmã Paulina Sens
Irmã Paulina Sens

Pedro Paulo SENS [P1204] & Rainildes BUNN [P1222] > Família [F422]

Casados em 7-fevereiro-1946, Angelina - São José - SC

Pedro Paulo SENS

Nasceu em 29-junho-1922, Rancho de Taboas - São José - SC
Faleceu em 10-dezembro-2003, Angelina - SC

Rainildes BUNN

Também conhecida(o) por: Rainilda SENS
Nasceu em 25-dezembro-1920, Angelina - São José - SC

Francisco SENS [P1206] & Olinda THIESEN [P2181] > Família [F717]

Francisco SENS

Nasceu em 26-maio-1924, Rancho de Taboas - São José - SC
Faleceu em 26-maio-2006, Florianópolis - SC

Francisco Sens de São José - SC
Francisco Sens de São José - SC

Olinda THIESEN

Também conhecida(o) por: Olinda SENS
Faleceu em 1991

Olinda THIESEN Sens - Rancho Queimado - São José - SC
Olinda THIESEN Sens - Rancho Queimado - São José - SC

Aloisio SENS [P1188] & Maria LUDWIG [P1186] > Família [F412]

Casados em 2-setembro-1950, Ituporanga - SC

Aloisio SENS

Nasceu em 16-maio-1926, Rancho de Taboas - São José - SC
Profissão: Comerciante
Religião: Católica

Maria LUDWIG

Também conhecida(o) por: Maria SENS
Nasceu em 17-novembro-1929, Generosópolis - Bom Retiro - SC

Zita SENS [P1207]

Também conhecida(o) por: Irmã Maria Zita SENS
Nasceu em 23-março-1928, Rancho de Taboas - São José - SC
Faleceu em 20-março-1994, Turvo - SC
Profissão: Freira
Religião: Católica


BIOGRAFIA DE IRMÃ ZITA SENS


Irmã Zita nasceu a 23 de março de 1928, na localidade de Angelina (Rancho de Tábuas) - SC. Seus Pais: Matias Sens e Regina Pirahrdt deram-lhe uma educação profundamente cristã. Foram eles que, por seu exemplo de vida reta e muito fiéis à sua religião, incutiram em sua filha uma fértil semente de fé e amor às coisas do Senhor.

Irmã Zita ingressou no Aspirantado a 28/10/47; no Postulado a 09/02/49; no Noviciado a 02/02/50. Fez seus Primeiros Votos a 02/02/52 e emitiu os Votos Perpétuos a 02/02/58. Deixa na Congregação uma irmã - Irmã Paulina e várias sobrinhas.

Durante sua Vida Religiosa conviveu nas seguintes Fraternidades:
Fraternidade Nossa Senhora de Lourdes - Angelina - SC
Hospital São Roque - Piraquara - PR
Hospital Osvaldo Cruz - Curitiba - PR
Colégio São José - Corupá - SC
Preventório Manual Ribas - Castro - PR
Fraternidade da Colônia Santa Teresa - SC
Fraternidade São Sebastião - Turvo - SC

Nesta última Fraternidade, Irmã Zita permaneceu desde 1978 até a data de sua morte, isto é, conviveu nesta Fraternidade no período de dezesseis anos consecutivos.
A 3 de fevereiro de 1993, Irmã Zita precisou submeter-se a uma cirurgia craniana, no Hospital de Caridade - Florianópolis. Voltando do Hospital no dia 5 de março de 1993, ficou no Provincialado para se convalescer. Teve um período de melhora, quando regressou a Turvo. Depois voltou a Florianópolis para tratamento. E no dia 6 de novembro de 1993, como era seu grande desejo, retornou a Turvo.
Irmã Zita foi uma pessoa muito alegre e extremamente dedicada. Durante a sua enfermidade sofreu muito, mas não se queixava. Aceitou com fé e confiança a prova­ção que Deus lhe permitiu. Mostrava-se agradecida pelos cuidados e tratamento que rece­bia. Pode-se dizer que, era até alegre na sua doença.
Sobre sua Vida de Consagrada, que é a radicalidade de seu batismo, ela mesma nos fala por ocasião de seu jubileu de 40 anos:

"Antes de entrar no Convento pertencia a Pia União das Filhas de Maria". Rezava muito para que Deus me iluminasse. Momento forte de graça foi um Retiro que fiz em Angelina, no Colégio das Irmãs Franciscanas de São José. Este retiro me abriu vasto horizonte nos caminhos do Senhor. Procurei Frei João Vianney Erdrich, Vigário na ocasião. Ele me orientou muito sobre a minha decisão.
Agradeço a Deus o ter-me dado a Vocação Religiosa, poder servi-lo mais de perto e, com sua graça, pertencer por toda a minha vida à Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.
Durante os 40 anos de Vida Religiosa sofri muito, mas também amei muito a meu esposo, Jesus Cristo. Continuamente trabalhei em hospitais, nos serviços domésticos.
"Peço a Deus que abençoe as pessoas que me deram oportunidade de crescer no amor a Deus e ao próximo."

Irmã Zita teve dois momentos marcantes que lhe deram o ensejo de manifestar a Deus sua gratidão pela graça da perseverança: o primeiro foi no Jubileu dos 25 anos de Vida Consagrada; o segundo quando celebrou os 40 anos, a 26 de junho de 1992, os quais estão sendo coroados junto ao Senhor de sua vida, vida que ela amava intensamente e que, agora, lhe foi transformada em vida plena.
"QUEREMOS VER JESUS" é a tônica do Evangelho de ontem - 5° Domingo da Quaresma.
Este desejo, que Irmã Zita alimentou e buscou durante toda a sua vida, agora, o Senhor o saciou por toda a eternidade, pois ontem, dia 20/03/1994, no Hospital São Sebastião, Turvo - SC, o Senhor chamou-a definitivamente para lhe dar o prêmio merecido, segundo a fidelidade com que Irmã Zita correspondeu com sua vida de Irmã Franciscana de São José.

Que Irmã Zita se lembre de nós, que ainda continuamos buscando os meios de sentir, viver e ver a Nosso Senhor, que nos é dado por modelo e salvação.

Elevamos nossas preces de profunda gratidão à Irmã Zita, por seu testemunho de fé, abnegação e, principalmente, de um grande e veemente amor à vida, mesmo no so­frimento.

Irmã Zita, descanse na PAZ sem fim, do Senhor da Glória!

Barreiros, 20 de março de 1994.


Texto encaminhado ao primo Márcio Antônio Sens por Irmã Alzira Hoepers, da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, em 25 de Janeiro de 2006.

Irmã Zita Sens
Irmã Zita Sens

Antônio Germano SENS [P1208] & Rainilda MEES [P2027] > Família [F658]

Casados em 14-abril-1956, Ituporanga - SC
Divorciados em 5-agosto-1996, Lages - SC

Antônio Germano SENS

Nasceu em 8-julho-1931, Rancho de Taboas - São José - SC
Faleceu em 3-dezembro-2002, Lages - SC

Rainilda MEES

Também conhecida(o) por: Rainildes MESS
Também conhecida(o) por: Rainilda SENS
Nasceu em 17-junho-1932, Salto Grande - Bom Retiro - SC

Genealogia da Família Sens e Conexões Ilimitadas: 13-12-2021