Genealogia da Família Sens e Conexões Ilimitadas: 13-12-2021

Família [F2677]

BORGES

Pais

Bernardino Vaz BORGES [P7536] & Maria Benta GOULART [P968]

Casados em 8-dezembro-1938, Salto Grande - Bom Retiro - SC

Bernardino Vaz BORGES

Também conhecida(o) por: Dilo BORGES
Nasceu em 26-setembro-1905, Estreito - São José - SC
Profissão: Farmacêutico
Religião: Católica
No diploma de Pharmaceutico, do Instituto Polytechnico de Florianópolis, consta a data de nascimento 20/05/1905.

Diploma de Pharmacêutico - Dilo
Diploma de Pharmacêutico - Dilo

Maria Benta GOULART

Também conhecida(o) por: Bentinha GOULART
Também conhecida(o) por: Bentinha BORGES
Nasceu em 3-março-1918, Bom Jardim da Serra - São Joaquim - SC
Faleceu em 24-março-2017, Florianópolis - SC
Profissão: Professora - Cantora - Organista
Religião: Católica
Maria Benta Goulart Borges, mais conhecida como Bentinha, nascida em Bom Jardim da Serra - São Joaquim - SC era ativa na comunidade católica da Capital Catarinense e sempre pronta em servir ao próximo. Após a morte da mãe, foi criada pela tia Otília Marguetti Goulart. Dona Bentinha casou com Bernardino Vaz Borges (Dilo, farmacêutico), com quem teve 6 filhos, todos nascidos em Ituporanga - SC. Nesta cidade foi professora de música e sempre muito ativa junto à Paróquia Santo Estevão, onde ela era organista e corista. Em Florianópolis, atuava na Ordem Terceira Secular e também como organista na Igreja de São Francisco das Chagas.
Fone: https://ndmais.com.br/noticias/aos-99-anos-morre-em-florianopolis-maria-benta-goulart-borges-a-dona-benta/, acesso em 5 setembro 2020.

Dona Bentinha Goulart Borges
Dona Bentinha Goulart Borges

Família

Bernardino Vaz Borges (Dilo)
Seu Dilo era natural de Estreito - São José - SC, onde nasceu aos 26/09/1905.
Filho dos criadores, Fulgêncio Vieira Borges (1880) e de Maria Bernardina Vaz (1881), nascida em João Pessoa - São José - SC.
Formado em Pharmácia, junto com mais um colega, em 1926 no Instituto Politécnico de Florianópolis -SC.
Assim que diplomou-se, seu Dilo trabalhou na Drogaria e Farmácia da Fé como auxiliar de João Di Bernardi, no ramo de homeopatia, na rua Trajano, em Florianópolis -SC.
Em 1936 mudou-se para Alto Peribó, então distrito de Bom Retiro, onde se instalou com a Farmácia Nossa Senhora do Carmo e onde conheceu a menina de 19 anos Maria Benta.
Casou-se com Maria Benta Goulart (Bentinha) em Salto Grande em 8/12/1938, na residência de Carlos Weber, conforme registros 393 de Clara Bunn (Clarinha) na folha 159 no Cartório de Antonio Emiliano Sá. O ato foi testemunhado por Jaco Momm e pelo Doutor Walmor Ribeiro Branco, médico de Lages.
Mudou-se para Salto Grande, distrito de Bom Retiro, em 1945, adquirindo uma casa de madeira do médico Dr. Max Pories, na beira do Rio, quase em frente ao Hotel e Estância Jacob Sens. Iniciou amizade com os filhos de seu Jacob Sens e foi padrinho de casamento de um dos filhos, do Osvaldo José Sens (Dinho) com Tereza Prim, em parceria com o Prof. Antônio de Souza Pereira, na então Vila de Ituporanga - Bom Retiro - SC, em 30/10/1948.
O Senhor Dilo foi o primeiro farmacêutico diplomado a se instalar em Salto Grande, distrito de Bom Retiro - SC.
A farmácia do seu Dilo ficava ao lado da ponte pênsil, idealizada e construída por Vitório Sens. A Farmácia e residência do seu Dilo foi reconstruída em alvenaria em 1960 e em 2013 a ponte já não existia e tampouco a farmácia, mas dona Bentinha, nascida em Bom Jardim - São Joaquim - SC, aos 03 de fevereiro de 1918, continua tocando piano sentada e cantando, de pé. Uma nova ponte foi construída, em aço estrutural, inaugurada em 5 de dezembro de 2013, com o nome Vitório Sens.

Genealogia da Família Sens e Conexões Ilimitadas: 13-12-2021