Genealogia da Família Sens e Conexões Ilimitadas: 13-12-2021

Família [F213]

SANTOS

Pais

Dival SANTOS [P590] & Inês SENS [P581]

Casados em 7-fevereiro-1976, Riberão Matilde - Atalanta - SC

Dival SANTOS

Nasceu em 22-outubro-1949

Inês SENS

Também conhecida(o) por: Inês Sens dos SANTOS
Nasceu em 29-setembro-1951, Ribeirão Matilde - Ituporanga - SC

A Inês foi colega de escola, no então ginásio, de Márcio Antônio Sens, filho de Vitório Sens. Muitas vezes, na casa do tio Adão Mathias Sens e tia Paulina, no caminho da Gruta em Ituporanga, estudaram na mesa da cozinha, onde eram servidos café da tarde, com cuca e "schmmier" (geléia caseira de frutas). Atualmente a casa de tio Adão foi transformada em Casa da Cultura e biblioteca histórica do município. Também Márcio pagava algumas entradas de cinema, nas tardes de domingo, nos matinês, para a prima Inês, segundo lembra muito bem a própria. Pagava-lhe sorvetes e, ainda, para ajudar a colega a se arrumar, trazia de casa, de uma de suas sete irmãs, sobras de esmaltes de unha.

Uma colega inseparável da Inês e de Márcio era a vizinha Elzira Schiestl, que morava na casa de Siegfried Strube & Herta Gaertner. Sieg era filho do relojoeiro alemão Werner Strube e irmão do Ingo Strube. Elzira morava na casa dos Strube apenas para estudar, pois a família era de Perimbó, atualmente Petrolândia. Como na época não havia telefone naquela residência, e sequer campainha de porta, os encontros eram marcados pelo assovio que Márcio bem sabia dar do alto da ponte pênsil, ao lado da janela onde Elzira dormia. Era comum que já ao entrar na ponte, de bicicleta, feliz, o menino ia assoviando. Feliz pelo encontro com as amigas, e orgulhoso por passar sobre a ponte idealizada, projetada, construída e mantida por seu pai, Vitório Sens.

Segundo lembra Elzira, por ocasião da Festa da Uva de Caxias do Sul - 2006, quando estudantes do ginásio, em 1967, recebera de seu colega Márcio uma pulseira, ou bracelete, torneado por ele em madeira de duas cores, imbuia e peroba, que foi utilizada por ela e por sua filha por mais de vinte cinco anos.

Os destinos e os estudos separam os três amigos, que nas fotografias e na memória permanecerão para sempre unidos. (Ituporanga - SC - 1967).

Werner Strube, casado com Luzia Kluge, teve grande participação no desenvolvimento e crescimento de Salto Grande, atualmente Ituporanga - SC. Segundo seu filho Ingo Strube, o Sr. Werner, chegado à região por volta de 1935, desenhou e construiu originalmente a atual fábrica de papel de Ituporanga; denominada Águas Negras S.A. Indústria de Papel. O Sr. Strube desenhou e construiu a primeira Igreja Católica Matriz de Ituporanga e muitas outras pequenas. Além disso, desenhou e construiu a casa do ilustre professor Antônio de Souza Pereira, posteriormente adquirida por Antônio Emiliano de Sá, o escrivão da cidade, e que atualmente pertence à família Schuhmacher. Ingo conta que a grande façanha de seu pai foi o levantamento monumental da chaminé da fábrica de papel de Ituporanga, que constituiu empreendimento de construção inédito na região.

Os colegas de ginásio: Elzira, Márcio e Inês - 1967 (Acervo de Elzira Schiestl)
Os colegas de ginásio: Elzira, Márcio e Inês - 1967 (Acervo de Elzira Schiestl)

Márcio Antônio Sens - 1967 (Acervo de Elzira Schiestl)
Márcio Antônio Sens - 1967 (Acervo de Elzira Schiestl)

Márcio Antônio Sens & Elzira Schiestl - Petrolândia - 2005
Márcio Antônio Sens & Elzira Schiestl - Petrolândia - 2005

Filhos

Jean Dival dos SANTOS [P2051]

Nasceu em 27-dezembro-1977, Trombudo Central - SC

Júnior Dival dos SANTOS [P2052]

Nasceu em 31-julho-1979, Trombudo Central - SC

Júlio Ricardo SANTOS [P2050]

Nasceu em 4-dezembro-1981, Trombudo Central - SC

Genealogia da Família Sens e Conexões Ilimitadas: 13-12-2021